sábado, 8 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Situação de Aprendizagem
Texto: “Pausa” – Autor: Moacyr Scliar

Público alvo: 8ª série/9º ano

Professora: Raquel
Tempo previsto: 4 aulas.
Objetivo: que o aluno reconheça a tipologia narrativa, com ênfase em conto; explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura e checar hipóteses.
Conteúdos e temas: Elementos da narrativa: personagem, tempo e espaço; vocabulário e expressões; descrições de lugares, física e psicológica; enredo e foco narrativo; discurso direto; características do gênero.
Competências e habilidades: inferir e reconhecer elementos da narrativa, e levantar hipóteses; identificar características do gênero; Inferir o assunto do texto; desenvolver competência leitora e escritora.
Estratégias de ensino: trabalho em duplas ou em grupos; leitura compartilhada; análise e comparação do conto em diferentes mídias, fazendo intervenções por meio de  estratégias de leitura.
Recursos: dicionários, internet, áudio e vídeo.
Percepção de intertextualidade:
  • Comparação do texto “ Pausa” com trechos do filme “Click”, que levem a reflexão das atitudes e comportamentos do personagem principal do conto e do filme;
  •  Criar uma Charge que mostre a importância da pausa na rotina dos personagens.
 Avaliação: processual (registro de participação dos alunos); produção escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário